Novas espécie de anta é descoberta no Brasil

Nativo das florestas e savanas abertas do Brasil e da Colômbia, Tapirus kabomani é o mais novo membro da família da anta (Tapiridae).
As antas são grandes herbívoros que pertencem à ordem Perissodactyla dos mamíferos.

Até agora, a família da anta incluía 4 espécies: três na América Central e uma América do Sul – a anta brasileira (Tapirus terrestris), anta de Baird (bairdii Tapirus), a anta da montanha (Tapirus pinchaque), e uma espécie na Ásia – a anta malaia (Tapirus indicus).

O registro fóssil de antas remonta ao período Eoceno tardio (41 milhões de anos atrás), e é muito amplo na faixa geográfica, incluindo Europa, Ásia e Américas.
Tapirus kabomani é a menor anta da atualidade. Os adultos pesam cerca de 110 kg. A altura do ombro é de cerca de 0,9 m, enquanto o comprimento do corpo pode atingir 1,3 m.

O nome da espécie, kabomani, significa anta na língua dos índios Paumari.
Externamente, a Tapirus kabomani difere da espécie Tapirus terrestris pelo cabelo mais escuro, menor juba, testa ampla, e tamanho menor.
 
A dieta do animal consiste principalmente de folhas e sementes das palmeiras Attalea maripa, Orbignya phalerata e Astrocaryum aculeatum.
De acordo com os cientistas, Tapirus kabomani habita as florestas e savanas abertas do Amazonas, Rondônia e Mato Grosso, no Brasil.

Comentário(s):

 
t>